sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Alineatoridades - Setembro 2016

Bora lá pro que de mais legal rolou por aqui em setembro de 2016.

Livro
Continuamos na luta do mestrado, então a maior parte das leituras foi sobre transmídia e cultura da convergência. Mas também rolaram outras coisas interessantes. Li a biografia do Guga Kuerten e foi muito bacana. Também li Minha metade silenciosa, um livro muito forte. Falo sobre eles mais pra frente. Mas a leitura principal do mês, fora mestrado, foi A imprensa na berlinda - a fonte pergunta, organizado por Norma S. Alcântara, Manuel Carlos Chaparro e Wilson Garcia. O livro é de 2005 e muita coisa mudou de lá pra cá, mas o discurso ético da imprensa permanece. Já a prática... Tenho pensado muito sobre ética na imprensa e surgiu uma proposta de escrever sobre. Vamos ver no que vai dar.


Música
Descobri há pouco tempo que o ator Iwan Rheon, que fez o Ramsay Bolton em Game of Thrones também é cantor. Comprei o último disco dele pelo iTunes e fiquei viciadona. Escuto nas horas loucas de faxina (porque só com música rola essa tortura de passar roupas - as roupas deveriam se passar sozinhas).

Mas voltando ao Iwan: o disco Dinard é ótimo, super calminho. Custei, no começo, pra desvincular a voz do ator/cantor ao do personagem. Agora, morro de amores pelo Iwan e tô fazendo campanha pras músicas dele ficarem mais conhecidas.

O canal do Iwan Rheon no Youtube é este aqui: https://www.youtube.com/user/IwanRheonOfficial.


Série
Não vi nada por motivos de mestrado. Mas pesquei várias coisas do Leo vendo Blindspot. Achei muito "quero ser Prision Break, mas não consigo, nunca vou conseguir". O pouco que vi, achei repetitivo demais. Aí lembrei de How to get away with murder, que eu adoro, e que se repete o tempo todo, mas me envolveu mais.

Louca pra ver a segunda temporada de HTGAWM. E Gilmore Girls, que nunca vi. Mas que, pelo jeito, vai ficar pra depois do mestrado (assim como o resto da vida, hahahaha).


Filme
Que vergonha! Praticamente não estou vendo filmes, e é culpa do mestrado sim. Todas as minhas horas sem trabalhar são dedicadas ao mestrado, ainda mais agora, na reta final, como uma dissertação a ser escrita.

Mas daí que tava vendo o canal da Tati Feltrin e ela falou sobre ...E o vento levou, livro que eu adoro, cheio de nuances, forte. E deu vontade de ver o filme. Leo e eu assistimos em uma tarde de domingo. Scarlet O'Hara é uma personagem bem controversa. E a Scarlet do filme é bem diferente da do livro. Enfim, foi uma delícia rever a história, prestar atenção nos planos, nas cores, na direção de produção, lembrar do livro e ter vontade de ler de novo.


Texto
Tenho lido muito sobre Gordofobia. E o texto do mês foi o da Ana, do blog Hoje vou assim off, sobre a publicidade da C&A. Como tenho amigas lindas que me colocam a par do que acontece no mundo (obrigada, Lelê!), consegui articular uma rede de leitura bem interessante sobre o tema.


Comida
Eita que este foi o mês do churrasco. E eu nem gosto de churrasco... O fato é que ganhei uma churrasqueira tamanho "nave espacial" da minha sogra e Leo fez a festa. Comemoramos o aniversário de quatro pessoas em uma tarde muito bacana lá em casa. Os preparativos foram divertidos, a turma toda empolgada com a tal "nave espacial", só falava nisso. Ok que eu só comi queijo coalho saído dela, pq não sou fã de churrasco mesmo. Mas teve tropeiro também (tava divino!) e bolo floresta negra com brigadeiro.

Curioso é que a comida do mês só habitou, pra mim, o plano da palavra.


Projetos
Não dou conta de ficar parada. Já estou envolvida na organização de um evento acadêmico que vai ser mara! É o mesmo evento em que tomei uma traulitada enorme ano passado. Agora tô mais calejada com essas questões, um pouco mais preparada pra apanhar e pra me posicionar, se for o caso.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...