segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #127

1 - O futuro sombrio do ensino superior federal
Do Verlaine Freitas. Todas as manifestações populares que vi de 2013 pra cá falavam em "mais educação", sem especificar como seria isso. Educação só é boa com investimento, e os que defendem que o governo não deve investir no mercado esquecem que a educação faz parte desse mercado. Ao mesmo tempo, defendem, também, que o governo invista em educação de qualidade. Mas aí o mundo gira, a lusitana roda, temos um governo interino ilegítimo que faz um corte absurdo na educação superior. Cadê as panelas batendo? Cadê todos aqueles indignados pedindo mais educação nas manifestações? Estão satisfeitos agora?

2 - Cármen Lúcia não quer ser presidenta
Do José de Souza Castro, no blog da Kika Castro. Se a Cármen Lúcia é amante da língua portuguesa, devia saber que "presidenta" é aceita na língua portuguesa desde o fim do século XIX. Não usar pode até ser opcional. Nunca gostei de chamar Dilma de presidenta, tal qual o José de Souza Castro. E é justamente por isso que só chamarei Cármen Lúcia de presidenta.

3 - Sim
Da Primeira Fonte. Sobre lucidez. O texto me fez lembrar muito da vovó, que ficou lúcida, aos 96 anos, até um AVC tirar dela essa qualidade. Ela rezada, sempre para não perder a lucidez, tal qual seu pai. Ele morreu aos 90, também lúcido.

4 - Navegando
Da Tucha, sobre o luto. Ela perdeu uma filha e conta um pouco, no texto, como é viver após esse tipo de perda. É um relato muito intenso.

5 - 15 de agosto de 16
Do BHY, sobre os pais que não mereciam, não precisavam ser pais. Super me identifiquei.

6 - O que você acha que precisa fazer X o que você quer fazer
Do Gustavo Tanaka. Um texto interessante pra pensar nas prioridades da vida. Não concordo com tudo o que ele diz, mas dá pra suscitar algumas coisas para avaliar caminhos.


_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...