sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pé de manga ou... a saga da jabuticabeira

Desde a morte da vovó, a minha relação com o quintal de casa mudou muito. Antes, era só um lugar super agradável, onde eu podia passar horas entretida em ler um bom livro ou em só observar a natureza e a paisagem. Depois que ela foi embora, passou a ser, também, um lugar de trabalho. Tenho cuidado do quintal bem menos do que eu queria, mas mais do que ando podendo. O culpado é o mestrado, que suga todo o tempo livre que eu tenho (ou finjo que tenho).

Daí que, no dia da Festa Capas de Disco, com a turma do mestrado, ganhamos da Diza e do Fabrício uma muda de jabuticabeira. Fabrício é biólogo e tem uma relação muito bacana com a natureza. A muda estava plantada há cinco anos!!! Segundo ele, se quiséssemos deixar ela num vasinho, ela só não cresceria, que foi o que aconteceu durante os cinco anos anteriores. E, por ele, estava tudo bem ela ali, no vaso. Mas nós pensamos, imediatamente, em colocá-la na terra.

Fabrício, muito gentil, nos explicou como fazer: abrir um buraco fundo na terra e colocar bastante húmus nele. Como estamos na vibe de cuidar do quintal, tinha húmus de sobra por lá. Depois, era só tirar a muda do vaso, colocar no buraco e cobrir com mais húmus e terra.

Leo, iniciando os trabalhos de abertura do buraco na terra
 
Já com húmus e a muda no lugar
 
Segunda leva de húmus e terra

Perto dos lírios e das taiobas, vem aí uma jabuticabeira

Este canteiro aí, onde Leo plantou a jabuticabeira, já teve muitas coisas. Quando criança, tinha cana, super docinha. É uma das melhores lembranças de infância em Ouro Preto uma bacia cheia de cana cortada, geladinha! E, no canteiro ao lado, tem nossa lichia, que estreou com frutos pela primeira vez em janeiro de 2016! Vovó ficaria orgulhosa da árvore que ela plantou, quinze anos atrás.

Quinze anos depois, tem lichia no quintal!

Agora, uma breve explicação sobre o título do post. "Pé de manga" é o nome da nossa jabuticabeira. E ela se chama Pé de manga por conta de uma música que o Leo lembrou, enquanto plantava: "Subi no pé de manga pra pega jabuticaba / 
a uva tava verde e eu desci sem minha goiaba" (a música chama Tem mosquito, e é da banda Zanaisalma). 

Pé de manga vai muito bem, obrigada. Gostou da terra e já está crescendo, toda lindinha, com suas folhinhas pequenas!


_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...