quarta-feira, 13 de abril de 2016

Livro: Truques da escrita

Tb tinha machucado no dedo :-(

Conheci o Truques da escrita, de Howard Becker, em uma das aulas de Metodologia do mestrado. Lemos a introdução do livro na aula sobre escrita acadêmica. Foi amor à primeira vista. Gostei tanto que corri pra comprar o meu. E a leitura é tão bacana que dei um volume dele de presente pra Ana Paula, minha amiga com quem divido várias experiências de escrita e de trabalho.

Harold Becker é um dos principais sociólogos da atualidade, autor de livros como Outsiders. Pertence à escola de Chicago e é um pesquisador famoso por suas técnicas de pesquisa, pelos resultados e, também, pela escrita. Ele começa o livro falando sobre cursos de escrita acadêmica que deu a longo de um período específico, e que focava nas dificuldades da escrita acadêmica, que são muitas e, algumas delas, paralisantes.

Becker não dá, no livro, nenhuma fórmula para escrever melhor. Então, o livro pode frustrar quem quer um passo a passo pronto e/ou definitivo. Sim, eu queria um modelo a seguir. Mas, por outro lado, sabia que não era isso que o Becker propunha. Então, não me frustrei. Consegui um apoio espetacular pra quando vem aquela dificuldade de escrever. Meu exemplar está todo marcado (com flags e marca-texto) e vai fazer parte da minha biblioteca básica, dando suporte àqueles momentos mais complexos de escrita.

O que principal de o Becker fala é: escreva livremente, revise, reescreva. Reescreva muito. E simplifique a linguagem. Nada que a gente já não saiba. Só que ele traz sabor ao trabalho de escrita. Depois de ler o livro, parece muito mais fácil enfrentar a página em branco!





_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...