quarta-feira, 2 de março de 2016

Livros: Opiniões impopulares

Não me lembro mais em que canal literário do Youtube vi esta tag. Porque vi em um e, logo depois, em vários. Esqueci de pegar o nome do primeiro, e quando parei pra fazer o caminho de volta, já tinha me perdido na net. Gostei das perguntas.


1. Uma série/livro popular que você não gosta. 
Só posso opinar sobre o que eu li. Odiei 50 tons de cinza e conheço muita gente que gosta. Achei a escrita ruim, a história fraca, o hype medonho. Também o Delírios de consumo de Becky Bloom. Que livro horrível!!!

2. Uma série/livro popular que todo mundo parece odiar, mas que você ama. 

Acho que um bom exemplo é Morte Súbita. Amei, da primeira à última linha. Vejo muita gente falando que odeia, porque esperava da J. K. Rowling um livro no mesmo estilo de Harry Potter. Pra mim, ela escreveu uma obra incrível, tocante, forte, antenada com o mundo contemporâneo. 

3. Um trângulo amoroso em que o/a personagem principal não acabou com quem você queria. 

Não consigo me lembrar de algo assim, atualmente. Não leio muitos livros com romantismo e casais fofos. Ou que eu tenha me preocupado em shippar casais. 

4. Um gênero de livros populares que você não costuma ler. 

Chick-lit. E auto-ajuda. 

5. Um personagem popular que você odeia. 

Christian Gray. Que cara ridículo!

6. Um autor/a popular que você não consegue se interessar. 

Nicholas Sparks é um deles. Sidney Sheldon é outro. E tantos mais nessa mesma linha de estilo. 

7. Um clichê que você está cansada de ler. 
Além de "A menina" e "O menino" nos títulos? Personagens principais com excesso de personalidade, do tipo "me garanto", "não levo desaforo pra casa". Que passa por aventuras e se dá bem no fim do livro. Pra mim, é uma forma de bolo que força conteúdos idênticos, mudando apenas os nomes dos personagens. Não curto.


8. Uma série ou livro popular que não tem interesse de ler.
Divergente é uma série que não lerei. Sou mais aberta a livros únicos e ando com muita preguiça de literatura adolescente

9. "O livro é melhor que o filme". Diga um livro ou série que você achou o filme melhor que o livro

Acho que o único filme que achei melhor que o livro foi Como água para chocolate. Ao menos, é o único que me lembro. O livro é bem chato, mas o filme é bem gostosinho de se assistir. 

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...