quarta-feira, 16 de março de 2016

Livro: A era digital



Comprei este livro na Fnac do Porto, enquanto procurava alguma coisa sobre a área a minha pesquisa. Acabei comprando alguns livros na ida a Portugal, mas bem menos do que eu gostaria (e bem mais do que o Leo gostaria - ele passou a volta toda lamentando o peso das malas). A era digital foi um dos primeiros livros que vi e um dos últimos que comprei. Não botei muita fé nele assim, de cara. Deixei na estante e, no nosso penúltimo dia em Portugal, voltei à Fnac e levei este e outro, do George Steiner.

O volume é bem fininho e faz parte de uma coleção portuguesa de Comunicação, que tem por objetivo iniciar discussões mais densas. A proposta é mesmo começar o debate e indicar oportunidades de aprofundamento.

À primeira vista, um livro com o título A era digital - primeiros impactos parece coisa de 1995, ou até mesmo antes. Mas não. É de 2014 a sua primeira edição. O autor traz temas bastante contemporâneos, como o algoritmo e sua influência na comunicação atual, além de tocar em Web 2.0 (e naquela pseudo democracia digital). Também fala sobre o Facebook, que é uma das principais ferramentas da comunicação digital atual. O título engana, mas o conteúdo não. A leitura é bem fluida, e muito interessante. Foi um dos livros que usei como base no projeto da disciplina de Metodologia e, com certeza, vai entrar no projeto de Qualificação.

Trouxe de Portugal, também, outro livro do Cádima, mas de 1999, em que ele fala sobre o digital sob outra perspectiva, focando mais a televisão. Por ser mais antigo, tem muita coisa desatualizada mas, mesmo assim, é um bom livro. Aliás, os dois são.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...