quarta-feira, 23 de março de 2016

Livro: Ensaio sobre a análise fílmica



Mais um livro pro mestrado, que é tão levinho que dá pra trazer pra cá. Ensaio sobre a análise fílmica é sobre uma das metodologias que vou usar na minha dissertação. Vou misturar três metodologias e a análise fílmica é a mais tranquila delas; mas, por outro lado, é meu ponto de partida.

Aqui, os autores pincelam bem de leve como deve ser feita a análise fílmica para vários tipos de produto - de trechos de filmes a filmes inteiros e até VTs de propaganda. São várias formas de se fazer, desde aquelas análises que contam frames e cronometram duração de cenas, para aí reconstruir a trama e apontar detalhes imperceptíveis para o espectador comum.

O livro é dividido em duas partes. A primeira é mais teórica, com apontamentos sobre os limites da análise, indicações sobre formas narrativas e diegese (o que me fez lembrar, muito, o curso de crítica de cinema com o Pablo Villaça que fiz há alguns anos).

A segunda parte é dedicada às análises. E o filme Rebecca - a mulher inesquecível, do Hitchcock, é visto bem de perto. Primeiro em um trecho bem curto, depois em um plano-sequência e em um plano e, por último, como obra inteira.

Foi um bom livro para me dar uma luz na metodologia e para combinar com as outras metodologias que já estavam bem encaminhadas. Mas, como todo livro que eu leio pro mestrado, tem aquela deliciosa sensação de que tem mais uns 300 pra completar o tema - ou, ao menos, pra clareá-lo.


Resumo da vida de mestranda



_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...