quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Livro: Cultura da Convergência



Esse é um dos livros que vão me acompanhar durante o período do mestrado. Cultura da Convergência é um daqueles livros básicos para quem quer entender as tecnologias de informação e suas implicações na contemporaneidade, em projetos que vão do entretenimento à política.

O texto do Jenkins é super tranquilo para ler, mas fomenta muitas coisas, da tecnologia à teoria da comunicação, passando até por comportamento de grupo, participação, interatividade, representação, identidade e futuro. É possível ler e aplicar no trabalho. É possível ler para pensar no que vem por aí em termos de comunicação.

O livro não é tão recente - a primeira publicação é de 2006, e 2008 no Brasil. A minha edição é revista e ampliada, com informações posteriores sobre a Cultura da Convergência, que realmente foram bem úteis para a minha pesquisa.

Li alguns capítulos três vezes. Ainda lerei outras tantas, que não sei mensurar. O caderno de anotações está cheio de pontos sobre o livro, e suas páginas estão marcadas e escritas, com muitas flags.

Trouxe o livro pra cá porque ele não é excessivamente acadêmico - quem se interessa por cultura digital e não está estudando pro mestrado pode gostar de lê-lo. Pra quem vai tratar de mídias digitais academicamente, ele é fundamental.

Enquanto o tempo passa, avalio se volto a falar do livro por aqui.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...