segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #83

1 - Ser nerd se tornou algo vergonhoso
Do Lugar de Mulher, texto da Mari Messias. Sobre como o mundo nerd está se tornando um lugar machista e misógino, que valoriza menos o conhecimento de nicho. Triste...

2 - O que aconteceu com o Pink Vader?
Da Laura Buu, seguindo a mesma linha da indicação anterior. Machismo e misoginia pipocando aqui e ali, o que faz o mundo ficar uma droga. Acabamos obrigadas a viver tentando desviar dessas coisas, que estão praticamente em todos os cantos. PQP...

3 - Coisas simples que as mulheres hesitam em fazer por medo de assédio
Também do Lugar de Mulher. Porque não é óbvio pra todo mundo, mas é a realidade dessa vida. Assusta ver tudo isso reunido no texto. Já é algo tão natural, tão aderido à cotidianidade que acabamos nem notando que tem algo errado.

4 - "O jornalismo está vivíssimo. Quem está em apuro são as grandes empresas jornalísticas"
Do Projeto Draft, sobre o site Diário do Centro do Mundo, que eu acompanho desde que era um blog e contava os bastidores das empresas jornalística (o que, confesso, é muito atraente pros jornalistas em geral). Tenho minhas críticas ao que o Diário virou, ainda mais na treta com a Clara Averbuk, mas valorizo a crítica à grande imprensa, que anda vergonhosa.

5 - I am Cait
Da Patrícia, com um texto muito tocante sobre o reality show I am Cait e sobre os nossos preconceitos. Vale muito a leitura.

6 - Pois é, Clóvis...
Do João Carlos Firpe Pena. Antes de falar do texto, preciso falar do João Paulo. Foi um dos melhores professores que eu tive na vida. Se não me engano, foi meu professor de Redação 3 e de jornalismo Interpretativo e Informativo. Lembro que as aulas dele eram dinâmicas e com muita informação. Se eu fosse repórter, queria ser como ele. Daí que ele abri o blog A vida da gente que não sai no jornal. Publicou pouco ainda, mas cada história mais intensa, mais forte que a outra. Vida longa ao blog, e que o João Carlos continue ensinando muito por aí :-)

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...