quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Balanço: seis meses de mestrado

A ideia é tentar organizar o que foi esse furacão delicioso na minha vida. Em números. Ou não...

- quatro meses de aula no primeiro semestre, um mês de "férias", um mês de segundo semestre;
- um mês pra descobrir quem iria me orientar;
- mudança de planos sobre o objeto - gosto muito mais dele hoje;
- três disciplinas muito bacanas;
- uma carga de leitura que eu não sei mensurar - aproximadamente 100 páginas de livros por aula, por semana. Aproximadamente 300 páginas de livros por semana. Mais filmes, da disciplina de Temporalidades. Todo mundo falou comigo que era leitura demais e eu achei que era de boa, porque Filosofia também tem muita leitura. Enganada estava eu;
- três seminários ao longo do primeiro semestre;
- três artigos ao fim do semestre;
- muita correria pra dar conta dos artigos;
- 50 tons de olheiras;
- 11 colegas muito legais e companheiros;
- muito pão de queijo, como na graduação;
- alguns capuccinos nos dias de aula mais frios;
- algumas empadas, pra variar um pouco;
- muitas risadas;
- alguns bordões muito divertidos e adequados;
- muito desespero com prazos;
- um grupo de pesquisa;
- um livro de 500 (isso mesmo, quinhentas) pro grupo de pesquisa lido em uma semana;
- uma proposta de artigo aprovada em um congresso internacional;
- três livros vindo pra cá, via correio;
- semestre novo e muita leitura de metodologia;
- epifania lendo Wallace Fowlie;
- fim de semana? que é isso mesmo???
- quatro artigos a serem escritos durante o segundo semestre;
- um artigo a ser escrito no fim do segundo semestre;
- um projeto de pesquisa completo pro fim do segundo semestre;
- dois seminários já engatilhados no segundo semestre;
- já falei muita leitura de metodologia?;
- muitas tabelas, quadros e gráficos. Nunca antes da história da minha vida fiz tanta tabela e tabulei tantos dados;
- um estágio de docência quando a greve das federais acabar;
- se pudesse, dois estágios de docência, porque eu curto muito dar aulas;
- muita troca de ideia, nos debates em sala de aula, fora da sala de aula, na cantina, na empada, no WApp e no Facebook. Privilégio a turma ser toda participativa e em sintonia;
- uma aula em inglês com professoras russas (!!!);
- uma certeza toda minha, que um dia eu conto.

Livros e apostilas do primeiro semestre

A foto não tem os ebooks no iPad e no Kindle, porque não dariam volume - o tal livro de 500 páginas é em formato .epub. As apostilas são os textos reunidos de cada disciplina. Uma delas tem dois volumes por motivos de ~nó, foi coisa demais!~

Tô reclamando? Não, tô rindo à toa! Estudar muito é tudo o que eu sempre quis!

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...