terça-feira, 16 de junho de 2015

Citações 105

De Anatomia dos mártires, de João Tordo:



Foi neste estado de espírito que cheguei a casa nesse dia; foi neste estado de espírito - derrotado, vencido - que me encontrei, durante as quarenta e oito horas que se seguiram, a passear-me pelo apartamento que tinha sido dos meus pais, revistando as coisas da infância e remexendo nos objetos silenciosos e adormecidos que lhes tinham feito companhia, primeiro aos dois, depois apenas a um, durante tantos anos. Decidi, após muito pensar e repensar, que não queria fiar com nada daquilo: que, por mais que tentasse agarrar-me às coisas que lhes haviam pertencido, seria mais uma quimera, uma vã tentativa de recuperar as coisa que eu perdera. Não haveria magia, nem qualquer sortilégio, nenhuma epifania: os meus pais estavam mortos, tão mortos como Catarina, mas, ao contrário desta (e uma vez que a morte não era como a vida), eles não sobreviveriam à morte e, portanto, era a chegada do nada. 

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...