sexta-feira, 3 de abril de 2015

Vamos falar de livros?

Assino a news Bobagens Imperdíveis da Aline Valek há um tempo, e recebi um dos arquivos num período de loucura-loucura-loucura de estudos pra seleção do mestrado. Li o primeiro texto e deletei, porque não podia perder tempo (como se ler Aline Valek fosse perda de tempo...). Um tempo depois, a Bel me mandou a mesma news que eu deletei, porque nela a Valek tinha respondido a uma tag sobre livros e Belzinha me pedia pra responder também. Voltei e li a news inteira, pra reparar o erro anterior :-)

A tag é sobre livros lidos em 2014 e previsões de leitura pra 2015. Bora lá!

Um livro que te surpreendeu em 2014?
Sendo obrigada a escolher um só, vai Anatomia dos Mártires, do português João Tordo, que li no projeto Leitora Parceira da Set Palavras. Que livro incrível! Que escrita, que composição! Já falei que gosto de livros que me tirem do lugar de conforto, e esse foi um deles. 

Um livro que te decepcionou em 2014?
República Paradiso, que li no finzinho do ano.  O autor tem potencial, mas ver mais uma história seguindo fórmula me cansa... Pior que a minha expectativa sobre o livro era bem alta. Enfim... 

A melhor adaptação que você viu em 2014?
Reparação. Tinha lido o livro e, ao ver o filme, achei todas as soluções de adaptação bem feitas, bem condizentes tanto com a trama quanto com o meio. Achei tudo lindo, bem cuidado, um elogio ao texto do Ian McEwan

Um livro que não conseguiu terminar em 2014?
O caso Thomas Quick, um livro reportagem que comecei a ler, super empolgada, em junho de 2014, enquanto ia visitar a Vanessa, o Ronan e o Tomás. Acabei esquecendo o livro na casa deles e só peguei de novo em fevereiro. Voltei a ler, mas parei por conta dos estudos pra seleção do mestrado. O livro está ótimo, estou aprendendo muito com ele. Mas, devido a novas circunstâncias, ele está parado, de novo. Espero terminar em 2015 :-)
Também tem Vida de escritor, do Gay Talese, que está me frustrando por ter sido deixado de lado. Estava curtindo demais a leitura

Quantos livros você conseguiu terminar em 2014?
36. Média de 1,4 por semana. Uma boa média... Achei que não conseguiria chegar aos 20! 

Um livro que está ansiosa pelo lançamento em 2015?
A versão em português do On writing, do Stephen King. Dizem que o lançamento será em maio. Já pedi pro Valter, meu livreiro favorito, separar pra mim. Muita ansiedade por esse livro! Apesar de que eu deveria mesmo era ler em inglês... 

Um ou mais desafios que se dispôs a participar em 2015?
Nenhum. Ou melhor: desafio de ler bastante pro mestrado (\o/) e fazer uma boa dissertação. 

A adaptação mais aguardada por você em 2015?
A esperança, sequência final de Jogos Vorazes. Sim, gostei muito dos livros. Também dos dois primeiros filmes.

Uma leitura que pretende retomar em 2015?
Além de O caso Thomas Quick, queria muito continuar Berlin Alexanderplatz, que deixei de lado por conta da faculdade, mas que tem uma história muito bacana, bem pesada. O livro está no meu criado, justamente pra um dia voltar a ser lido. E Vida de escritor, do Gay Talese, de novo. Ele tem um jeito de escrever muito envolvente. Suas histórias são ótimas e ele é o escritor que eu queria ser quando crescer. 


Três livros da sua meta para 2015?
Americanah, da Chimamanda; 2666, do Roberto Bolaño; e Vida de escritor, do Gay Talese.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...