quarta-feira, 11 de março de 2015

Confissões de uma bibliófila

Vi essa tag no canal da Tatiana Feltrin e adorei. Resolvi fazer também.

Perguntas:
1. Qual é o gênero de literatura que você se mantém longe?

São dois, de fato. Não curto autoajuda, acho um saco. Também fujo de chick-lit, acho o formato muito cansativo. Leio raramente e quase sempre me decepciono. 

2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?

Além de Ulisses, que é meu calo, eu tenho O jogo da amarelinha, Odisséia, Ilíada, Eneida e Dom Quixote sem ler. Shame on me. Um dia serão lidos, com certeza

3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor(a)?

Abandonar livros. Fico com raiva de mim quando abandono (e nem sempre o motivo é porque a leitura é ruim. Vai do momento... tem livros que deixei de lado porque precisei ler outra coisa e quando apareceu oportunidade, não voltei). Odeio isso. Daí que tenho os livros a serem lidos e os livros a serem retomados. 

4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro? 

Sempre leio sinopses, procuro saber do que o livro se trata, peço indicações pro Valter (meu livreiro favorito), pro pessoal do Clube de Leitura, pros amigos. Não compro ou escolho livro pela capa, mas por um contexto que envolve, sim, as sinopses. 

5. Qual é o livro mais caro da sua estante?

O livro mais caro que comprei foi um dicionário de Filosofia, que uso bastante pra estudar. De literatura, não consigo lembrar. Mas o livro mais caro que tenho é uma edição lindíssima de A divina comédia, ilustrado pelo Gustave Doré. Tenho duas edições, que foram impressas na década de 1960 e que ganhei de presente do meu padrinho.

6. Você compra livros usados/em sebo?

Sempre. Uso muito a Estante Virtual, apesar de ter passado uma raiva recente lá. Comprei um livro e pedi envio via sedex, mas o livreiro resolveu que só me enviaria o livro em cinco dias úteis. Sedex pra quê, né? Fora esse estresse, gosto muito da Estante Virtual e de sebos bacanas. Aqui em OP não tem mais. Adoro os sebos de BH. 

7. Qual é a sua livraria (física) preferida?

Set Palavras, aqui em Ouro Preto. Além de linda, com livros muito bacanas, ainda tem a equipe que trabalha lá, que é sempre muito atenciosa. E tem o Valter, meu livreiro favorito, e o Zélio, mais um amigo muito querido. Ainda tem filme, cadernos da Cavalini e da Cícero, o café, que é delicioso e o bolo de limão, que não tem igual. 

8. Qual é a sua livraria online preferida?

Em geral, a que tem o livro que eu quero. Mas sempre procuro, na ordem: Amazon, Submarino, Saraiva, Americanas, Travessa e Cultura. Deixo a Cultura por último por pendengas pessoais. 

9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?

Já tentei, mas não rolou. Gosto de não ter nada separado para livros e comprar só o que eu quero, quando eu quero e quando eu posso. Compro mais do que consigo ler. Justamento por isso, tenho pensado em fazer aquele desafio 10 + 1: ler dez livros e, só então, comprar um. Não sei se vai dar certo, então ainda estou analisando.  

10. Quem você "tagueia"?

Ninguém e todo mundo :-)

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...