segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #49

1 - Precisamos falar sobre depressão
Texto pontual da Nadia Lapa. É realmente importante que se divulgue que a depressão não é tristeza nem falta de vontade, e que não passa: é uma condição para a vida toda, que tem tratamento mas não tem cura. A Nadia é uma pessoa que sofre de depressão e tem muita lucidez ao falar sobre o assunto.

2 - Robin Williams, um ator que nos fez rir e chorar
Texto do Pablo Villaça a propósito do suicídio do Robin Williams. Como sempre, o Pablo traz coisas bem bacanas pra gente pensar. Ele também sofre de depressão e reflete sobre como essa doença terrível afeta a vida das pessoas.

3 - A importância do aviso de gatilho
Mais um texto que cita o Robbin Williams. Nesse caso, o Lugar de Mulher trata dos avisos que podem - e devem - preceder um texto que trata de temas mais pesados, para evitar que pessoas que, por qualquer motivo, estejam com a sensibilidade aflorada, evitem ler coisas que possam interferir em seu bem estar. Imprescindível para quem escreve.

4 - Exposição 20 anos do Castelo Ra-Tim-Bum
A Cinthya Rachel, que fez a Biba no Castelo, traz esse vídeo de sua visita à exposição comemorativa aos 20 anos do programa, no MIS, em São Paulo. Para quem cresceu vendo o Castelo, é uma emoção enorme ver tudo, mesmo que pela telinha. Queria ter ido lá em Sampa só pra ver a exposição, mas não foi possível, infelizmente.

5 - Pai e pró-feminismo
Texto lindo do Hilan Diener sobre como seus filhos mudaram sua perspectiva com relação aos preconceitos enraizados em nós. Um aprendizado que devia ser espalhado por aí.

6 - O leitor brasileiro
Mais um texto bacana do Juan Pablo Villalobos no blog da Companhia das Letras. Fala sobre as particularidades do leitor brasileiro que o autor, nascido no México, percebeu ao se mudar para cá.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...