segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #45

1 - João foi morto para que ninguém soubesse que seu assassino era gay
Essas histórias de homofobia e de homocismo (que é um terno defendido pelo autor do texto) me enojam bastante. Qual a dificuldade em compartilhar direitos? Em conviver com a diferença? Em praticar a tolerância? Texto muito bacana do Van Filosofia.

2 - A função social da literatura
Do Livros e Pessoas, de onde eu sempre tiro coisas boas. Compartilho com a autora o pensamento de que literatura não é puro entretenimento, mas uma espada para que possamos nos defender do mundo. Ao menos, pra mim, sempre foi assim.

3 - Pelo voto justo (?!)
Texto fino da Ana Paula Pedrosa sobre o voto e sobre as pessoas que pensam em cercear o direito a voto de certo grupo de pessoas. Adorei!

4 - Por que fiquei?
Do Lugar de Mulher, sobre os motivos das pessoas que sofrem qualquer tipo de violência física e psicológica e não conseguem se desvencilhar do agressor. Porque é uma coisa complicadíssima mesmo. Eu mesma nem consigo explicar porque fiquei tanto tempo sofrendo violência sendo que podia simplesmente sair pela porta e não voltar nunca mais. Demorou, mas aconteceu. Que outras pessoas possam sair desse ciclo também.

5 - Bolo de caneca e a superficialidade da rede
Texto incrível da Pollyana Ferrari, que é fera em redes, internet, mobile; uma referência pra quem estuda esses temas (eu tento, mas não estudo com afinco). Aqui, ela fala sobre como a rede nos fez ficar superficiais ao ponto de preferir um bolo de caneca. Perfeito!

6 - Os 25 maiores one-hit wonders da música (dos anos 90 pra cá)
Pra descontrair, um post do Vida Ordinária com músicas "sucesso-único-de-uma-banda-qualquer". Lembro da maioria das músicas e fiquei ofendida pelo comentário sobre More than words, que diz que a música é brega. Como a música que marcou a sua oitava série pode ser brega? Ok, é brega sim. Mas faz parte das músicas do coração :-)

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...