segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #40

1 - "Nenhum autor escreve um bestseller de propósito"
Do Livros e Pessoas, sobre o suíço Joël Dicker, autor do livro A verdade sobre o caso Harry Quebert, que está fazendo sucesso no mundo literário. Nessa entrevista, ele fala do processo da escrita, do trabalho, do enredo do livro. Vale a pena ler.

2 - A obrigação mental de ser bela
Do Lugar de Mulher. Texto curto sobre tanta coisa que acontece com as mulheres hoje... a maior parte delas envolvendo beleza e que, no fim das contas, só trazem sofrimento.

3 - Os necessários de Hemingway
Da revista Cult, sobre alguns livros que Ernest Hemingway, um dos autores que curto pra caramba, indica para leitura. Sempre é bom saber o que os grandes autores recomendam pra leitura ;-)

4 - 60 textos sobre a notícia da semana
Da Kika Castro. Ela reuniu aqui vários textos sobre a questão do aeroporto ligado a Aécio Neves. Bom pra ver todos os lados e entender que o mundo não é preto e branco. Aliás, a Cristina Castro tem selecionado vários textos interessantes da imprensa e publica na página do blog no Facebook.

5 - carta amarela#86 - bagagens
Mais um texto lindo do Gui Poulain. Dessa vez, sobre como as redes sociais andam nos deixando agressivos, propensos a brigar por brigar, sem nem parar para pensar. Vale a reflexão.

6 - Vinte regras para escrever uma história de detetive
Do blog da Companhia das Letras, um texto super bacana para quem gosta de escrever e quer se aventurar pelo mistério. Foi escrita pelo autor e crítico americano S. S. Van Dine. As dicas estão comentada por Raphael Montes. E os comentários são ótimos, até porque atualizam a lista, já que as dicas foram escritas no início do século XX, quando as obras e os leitores eram outros.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...