sábado, 26 de abril de 2014

Perdendo o medo de falar em público

Quase todo mundo acha que quem faz jornalismo adora aparecer. Ou já vem preparado pra falar em público. Ou que sabe escrever de tudo. Ou, simplesmente, sabe de tudo.

Dessas acima, eu sempre sou cobrada pra escrever sobre tudo e pra todo mundo; e também sempre tem alguém que me pergunta coisas aleatória e que, quando eu respondo que não sei, a pessoa diz: "uai, mas você não é jornalista?". Felizmente, ninguém que me conhece acha que eu gosto de aparecer ou que saiba falar em público. E eu tenho enormes dificuldades para falar para pessoas. É bem diferente de fazer uma reportagem de TV ou de apresentar um programa, coisas que já fiz e que não são difíceis, ao menos pra mim. Mas falar em público é algo que me consome.

Daí que convidaram a empresa onde trabalho para uma palestra na Semana de Arquitetura da Escola de Minas e, como sempre, meus companheiros de trabalho deixam essas coisas na minha mão. É incoerente, eu sei, mas eles sempre fazem isso. Já comandei alguns treinamentos, mas nunca havia dado uma palestra na vida. Foram vários dias de preparo de conteúdo, mas a maior parte deles foram gastos em preparo psicológico mesmo. Não é fácil pra mim, acredito que nunca será. Mas pode ser um pouco menos difícil.

A palestra aconteceu e eu saí dela com uma sensação positiva. Espero que quem estava lá também tenha saído assim.


Tem mais fotos no blog da Converso :-)
_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...