segunda-feira, 24 de março de 2014

Livro: Como ver um filme



Comprei esse livro, da Ana Maria Bahiana, há muitos anos. Comecei a ler e estava amando, mas alguma coisa - não me lembro o quê - fez com que eu adiasse a leitura. Retomei agora e foi muito bom poder terminar.

Como ver um filme é como uma grande aula básica sobre cinema. A autora é crítica de cinema e atua há vários anos em Hollywood. O tempo dedicado ao cinema fez com que ela pudesse construir o livro com um olhar mais técnico e, ao mesmo tempo, mais didático. É um bom livro para quem está começando a gostar de cinema e quer entender algumas características dos filmes de Hollywood (por exemplo, que se um personagem em um drama/ação olhar carinhosamente para uma foto da família, ele não vai sobreviver - o máximo de sua vida, no filme, é de 15 minutos após o contato com a foto). De fato, ela se dedica mais ao cinema americano, com pouca atenção ao cinema mundial. Não acho que isso prejudicou o livro, já que a linguagem do cinema americano é padrão no mundo. E, afinal, sabendo um pouco mais sobre ele, é possível pensar e analisar filmes de outras partes do mundo, que têm linguagem própria.

Gostei muito do livro, é um guia muito bacana. Mas, como já tinha feito o curso de Teoria, Linguagem e Crítica do Pablo Villaça, muita coisa foi dispensável pra mim como conhecimento novo. Mas foi bacana demais relembrar.

Uma coisa bem legal do livro são as listas que a autora faz, com sugestões, metáforas visuais, alguns filmes de determinado estilo. Com elas é possível direcionar o olhar para pontos importantes do modo de se fazer filmes e para filmografias.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...