quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Filme: Anna Karenina

Anna Karenina - 2012 (mais informações aqui)
Direção: Joe Wright
Roteiro: Tom Stoppard
Elenco: Keira Knightley, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson, Matthew Macfadyen

Taí um dos filmes mais lindo que vi nos últimos tempos. Uma direção geral muito firme e uma direção de produção brilhante!

A história é aquela que todo mundo já conhece (e, se não conhece, vale a pena parar tudo pra ler o livro). Ana, mulher de Karenin, vive sua vida simples de dona de casa com o marido e o fiilho. Ao fazer uma viagem para ajudar o irmão a contornar mais uma de suas puladas de cerca, ela conhece o Conde Vronsky, um nobre muito bonito e sedutor. Logo, os dois estão vivendo uma história de amor que vai escandalizar a sociedade russa.

O melhor para ver quanto a traição feminina é cheia de preconceitos é a cena em que Anna e Vronsky vão a uma recepção e todos os presentes confraternizam com ele, mas não dirigem uma só palavra a ela. Tudo bem ele estar em uma relação vista como errada, mas ela, a mulher, não merece crédito ao deixar o marido. Eita sociedade machista de hoje sempre!

A cenografia do filme é maravilhosa. Boa parte da história é contada em um teatro, com cenários móveis, e a trama incorpora várias questões do teatro, como a atuação de um coro, as emoções mais fortes, a presença cênica. O figurino é de babar, de tão perfeito. A atuação é muito bacana, com destaque para Keira Knightley e Matthew Macfayden (ai, ai...).

O filme tem a dose certa de romance, drama, suspense, até um certo terror. É lindo, vale a pena ser visto e revisto.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...