quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ou isso ou aquilo?

Adoro um meme. Esse, vi no blog Leitora Compulsiva há muitos anos. E resolvi fazer agora.

1 - Audiobook ou livro?
Livro, sem dúvida. Apesar de nunca ter optado por um audiolivro. Acho que só deve valer a pena para quem costuma "frequentar" engarrafamentos, o que não é o meu caso.

2 - Capa dura ou capa mole?
Acho que cada uma tem o seu lugar. Capa dura é sempre bom, dá mais segurança ao livro, fica mais bonito na estante. Mas a capa mole ajuda a ler, especialmente em livros de bolso. Engraçado que, quando compro livros em sebo, em geral procuro os da editora Círculo do Livro, que são de capa dura.

3 - Ficção ou não-ficção?
Ficção sempre. Mas também curto não-ficção. Na verdade, gosto de aprender com livros. E dá pra fazer isso com os dois tipos. Há certos livros de não-ficção que são maravilhosos, que entram fácil na lista de "livros da vida".

4 - Harry Potter ou Crepúsculo?
Nunca li Crepúsculo nem quero ler. E amei a série Harry Potter.

5 - E-book ou livro?
Livro. Mas também curto e-book. No geral, quando gosto de um e-book acabo comprando o livro em papel.

6 - Comprar ou pegar emprestado?
Emprestado só se não tiver como comprar. E se for bom, pra comprar depois. Lembro que peguei Vastas emoções e pensamentos imperfeitos com uma colega de cursinho, acabei de ler e fui comprar o meu.

7 - Livro único ou série?
Prefiro único porque é bom terminar a história e não ficar morrendo de curiosidade pra ler o resto. Fui ler Os homens que não amavam as mulheres e Jogos vorazes e tive que ler os outros livros em sequência. É por isso que não me aventuro a ler Guerra dos Tronos porque teria que ler em seguida os outros livros e, atualmente, não tenho tempo pra isso.

8 - Livraria física ou on-line?
On-line só se a física não resolver. Nada é melhor do que entrar numa livraria, passear pelos corredores, escolher livros, folhear, ler a quarta capa, as orelhas. E a melhor livraria do mundo fica aqui em Ouro Preto, é a Set Palavras.

9 - Livro longo ou curto?
Não importa. A história precisa ser boa. E só.

10 - Drama ou ação?
Os dois.

11 - Prefere ler no seu canto ou tomando sol?
Em qualquer canto, em qualquer lugar, a qualquer hora.

12 - Chocolate quente, café ou cha?
Chocolate quente.

13 - Prefere ler a resenha ou decidir por si?
Uma boa indicação tem seu lugar. Por isso que é bom ter um livreiro favorito (né, Valter?) e fuçar blogs. Mas se eu tiver muito a fim de ler um livro, só leio as resenhas depois.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...