quarta-feira, 3 de julho de 2013

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #8

Hoje meu avô faria 94 anos. Ele era um cara porreta! Em homenagem a ele, que era um cara a favor da liberdade, que respeitava as individualidades, escolhi algumas coisas que li atualmente que são bem parecidas com ele. Uma espécie de homenagem, mas que nunca chegará aos pés do homem maravilhoso que o meu avô Ney foi.

Aproveitando que estou confusa com todos esses movimentos rolando por aí, selecionei alguns textos e vídeos sobre o assunto, que acho que merecem uma reflexão.

1 - PC Siqueira e a aula sobre direita e esquerda
Vi o vídeo do PC Siqueira pelo Blog do Rovai e amei. Porque, de uma forma simples e clara, ele explica o que é direita e esquerda e o motivo de ter um monte de gente de direita entrando num movimento de esquerda. Explica até as contradições de quem está começando a pensar em política agora. Muito bom!

2 - Rumos do movimento
Um texto do Pablo Villaça, também muito interessante. Ele fala sobre o que viu na primeira passeata em BH, uma que foi inteiramente pacífica e muito pouco divulgada. Vale a pena se deter quando ele fala sobre o foco e como a falta de foco faz tudo ficar com a possibilidade de ser manipulado.

3 - O Brasil agora
Um vídeo do Pablo Villaça. São só dez minutos e bastante informação relevante. Em especial, quando ele levanta algumas contradições que estão rolando por aí.

4 - Apartidário e antipartidário
O André Barcinski é um crítico que tem muito a dizer sobre música e cinema, principalmente. Sigo o blog dele e sempre aprendo alguma coisa. Neste link ele fala sobre o que é ser apartidário e o que é ser antipartidário. Tem muita gente berrando contra os partidos políticos sem saber exatamente o que está falando.

5 - Está tudo muito estranho
Não lembro mais quem citou, no Twitter (e quem replicou no Facebook) sobre a confusão que este momento trouxe. Eu estou confusa. Não sei o que pensar, não sei no que acreditar. Aí, a Marília Moschkovich escreveu um texto enorme falando sobre como está tudo mesmo bastante confuso. Parafraseando alguém (juro que não lembro a fonte): em uma semana, o movimento foi de esquerda pra extrema direita. Se isso não basta pra confundir, então não sei de mais nada.

6 - Gigante surfa em onda perigosa
AS reflexões do Trilhos Urbanos são sempre interessantes. Agora, o filme A Onda vem à tona para uma comparação com a situação do Brasil atual.

7 - Sonho
Esse quadrinho do Fabio Coala traz algo a se pensar.

8 - Tem certeza absoluta? Que pena!
Pra terminar, uma provocação da Cristina Moreno de Castro.

Mesmo depois de todos esses textos e vídeos, ainda estou confusa. Mas ao menos sei pra onde eu não quero ir.

_______________
Aline, que prefere ser chamada de Lile. Ou de Nine...