sexta-feira, 5 de abril de 2013

Um pouco de orgulho

Uma das coisas de que mais me orgulho é de ter um certo grau de independência. Não estou falando de independência financeira, embora ela também seja bem querida. Mas de ~não depender~ de coisas ou pessoas em várias situações. Já falei um pouco disso aqui, e terminei o texto dizendo que ensinei pro Leo como se troca a resistência do chuveiro.

Daí que outro dia eu estava lendo o Reader (já com saudades enormes dele, que finda no meio do ano), quando vi um texto publicado pelo Leonardo Sakamoto. É o relato de uma mulher que se viu às voltas com o chuveiro queimado e como uma simples troca de resistência pode ser - e é - uma questão de gênero. É bem interessante. O texto pode ser lido aqui.

Entretanto, foi inevitável dar aquele sorrisinho no fim. Eu sei, há anos, trocar a resistência. E fazer um monte de outras coisinhas que são, até hoje, consideradas "de homem". E tenho um orgulho enorme de ter aprendido cada uma delas e, hoje, poder me virar sozinha. Queria viver em uma época em que não existisse isso de "tarefas de homem", "tarefas de mulher". O que me faz lembrar que, um dia, levei uma bronca enorme do meu progenitor porque pedi ao meu irmão mais novo para tirar uma travessa de comida da mesa e levar para a cozinha. Ele logo foi me ajudar, mas o sujeito lá gritou para ele largar: aquilo era coisa de mulher e eu que me virasse.

O fato é que, desde pequena, (dizem que) sempre briguei pra ser independente. Tia Ylza conta que era fácil cuidar da Laura, porque ela sempre ficava quietinha brincando. Já eu, quando comecei a andar, queria era correr, subir nos móveis, nas janelas, nas árvores. A tia conta que uma vez me viu em cima da cristaleira da sala de jantar e quis me tirar de lá no colo. Eu resisti, dizendo que desceria sozinha. E assim foi. E há várias outras histórias.

Gosto de saber que posso me virar sozinha. Mas também gosto de saber que posso sempre pedir ajuda aos universitários aos amigxs e parentes. Paulo é um que sempre me ajuda. Devo a ele saber trocar a resistência do chuveiro.