sábado, 1 de setembro de 2012

Torta de maçãs

A primeira coisa que aprendi a fazer na cozinha foi essa torta de maçãs. Há controvérsias se ela é uma torta mesmo. Tradicionalmente, as tortas de maçãs têm massa, mas esta aqui não tem. Leo, quando comeu a torta pela primeira vez, deu um diagnóstico meio estranho: "Parece pudim", ele disse, desrespeitando o status da torta. Segundo Tia Ylza, ao dizer "pudim", Leo elevou o doce a outro patamar, já que os pudins são melhores.

Polêmicas à parte, a torta de maçãs é uma delícia. E é super fácil de fazer, apesar de ter um momento meio chatinho. Vamos aos ingredientes.

Torta de maçãs

1 lata de leite moça
4 maçãs pequenas ou duas grandes
3 ovos

Eu dobrei a receita, acho que ela fica muito pequena.

As maçãs. 



Gemas separadinhas das claras



O passo mais chato dessa receita é picar as maçãs. Elas precisam estar descascadas e picadas em pedaços minúsculos ou em tiras muito finas. Eu sempre opto pelas tiras finas.

Tiras superfinas
É chato e dói a mão pra caramba. Mas vale a pena. Quanto mais finas as tiras, mais gostosa a torta fica.

A essa "massa" de maçãs, junta-se o leite condensado e as gemas. É sempre bom bater as gemas um pouco, para tirar aquele cheiro de ovo característico.

Gemas + leite condensado + maçãs

Mistura pronta

Pronto. É só colocar em um pirex e levar ao forno pré-aquecido. É importante deixar uns dois dedos do pirex livre. Esse recheio não cresce mas, depois de pronto, vai ser acrescentada a parte superior. O tempo de forno é relativo. O importante é que a mistura esteja cozida. Quanto mais "queimadinha" ela fica, melhor pra mim.

Pronta pra ir no forno

Quando estiver quase pronto, é hora de fazer o suspiro. Bater as claras em neve e depois acrescentar, aos poucos o açúcar, mexendo sempre.

Suspiro pronto

Aí, basta colocar o suspiro por cima do recheio e levar de volta ao forno, só para corar. As claras crescem, a torta fica super "inchada", mas logo ao sair do forno, ela volta ao normal.

Prontinha!

Fica melhor geladinha...

E as claras em suspiro são super dispensáveis. Fazem parte da receita original, mas penso seriamente em não usar mais da próxima vez (que será daqui a alguns anos).