sábado, 15 de setembro de 2012

O que (eu acho que) tem de bom pra ler na net #4

Sei que está bastante tarde para comentar sobre o vídeo de Nissim Ourfali, que bombou na internet no meio de agosto. Eu nem vi no dia, estava em trânsito pra Carrancas. Só quando voltei é que vi os comentários em todos os lugares e fui abrir o vídeo. Falando sério, não vi graça nenhuma (já comentei que não vejo muita graça no humor em geral? Acho que não; um dia comento).

O fato é que o garoto paulista (acho que paulistano também) Nissim Ourfali estava para participar de um Bar Mitzvah, um rito de passagem para os meninos judeus. Como é costume, as festas são bastante alegres. Podemos, a grossíssimo modo, comparar com as festas de 15 anos, que voltaram pra moda recentemente. A família Ourfali encomendou um vídeo em uma produtora, imagens do garoto. Ele escolheu uma música e foi feita uma paródia, com informações sobre a vida do Nissim. Tal qual é comum nas festas de 15 anos, com aqueles clips bem constrangedores. Posso falar por experiência própria. Nos meus 15 anos, não quis festa, mas meu avô fez questão de me "dar" um desses vídeos, e foi uma das coisas mais vergonhosas da minha vida. Acabei fazendo tudo do jeito que o vovô queria, porque ele faleceu alguns meses antes do meu aniversário. Foi uma espécie de homenagem a ele (homenagem constrangedora, diga-se).

O vídeo do Nissim caiu na internet e logo os sites de humor escrachado logo estavam fazendo graça. Enquanto eu ficava tentando ver que graça (no sentido humorístico) tinha ali, fiquei acompanhando algumas pessoas fazendo piadinhas no facebook e no twitter (tentando esconder minha vergonha alheia, quando eram pessoas que eu conhecia).

Acabei achando textos muito bacanas sobre o assunto Nissim Ourfali / vídeos / comportamento na internet. É bacana lê-los e aprofundar o pensamento sobre o mundo atual. Os melhores textos que li sobre isso foram:


1 - Matheus (M) Borges - Ele também levanta questões sobre o humor, sobre o uso de câmeras caseiras para registros em vídeo e como tudo pode acabar em intolerância. Muito bom para ler antes de ver o vídeo (que está linkado ao fim da postagem).
Leia aqui.


2 - Rosana Hermann - A Rosana é plugada 24h por dia e sempre traz coisas interessantes. O blog dela é praticamente uma aula para comunicadores. Aqui ela levanta algumas questões como o desconhecimento dos blogs de humor sobre as tradições judaicas e sobre a Baleia, a praia que Nissim cita no vídeo.
Leia aqui.

3 - Trilhos Urbanos - O blog é sobre arte, urbanismo e tecnologia, escrito por várias pessoas com formação em Ciências Sociais Aplicadas e Arte e é ótima pedida para quem quer entender um pouco mais sobre jornalismo diário (eu aprendo muito por lá). O texto foi escrito por Thiago Blumenthal e levanta questões sobre o judaísmo moderno. Acho que uma leitura substituindo o Bar Mitzvah pelas tais festas de 15 anos é bem pertinente também.
Leia aqui.

Vale a reflexão sobre os caminhos que estamos tomando. Alguém indica mais um link bacana sobre isso?