sábado, 16 de junho de 2012

Torta de pão de forma

Toda vez que vejo geleia de damasco, fico pensando em fazer essa torta. Ela é simples, rápida, gostosa e qualquer pessoa que não entende nada de cozinha, como eu, consegue fazer com o pé nas costas. Foi nosso lanche de fim de noite, depois de um dia hard de trabalho e de uma reunião noturna que fez Leo e eu voarmos longe. 


Torta de pão de forma
2 pães de fôrma cortados na horizontal
500gr de peru defumado (ralado)
1 lata de creme de leite (ou duas caixinhas)
1 vidro grande de maionese
1 vidro de geleia de damasco
150gr de passas
fios de ovos para decorar
Maggi Grill para temperar

Praticamente tudo aí

Dessa vez, só tivemos umas mudancinhas leves na receita: não usei passas. Acho que a geleia de damasco é o suficiente como toque doce dessa torta. E fios de ovos, bah, quem precisa deles?

Primeiro, é preciso ralar o peito de peru. A receita fala em passar pelo ralo médio, mas eu coloquei no liquidificador (isso porque o mixer não está funcionando). 

Creme de leite: duas caixinhas ou uma lata

Misturando peito de peru, creme de leite e tempero

É preciso misturar o peito de peru ralado com o creme de leite (uma lata, sem soro, ou duas caixinhas). O Maggi Grill, para temperar, é daquele jeito: a gosto. É temperar e provar, até acertar o ponto. 

Para montar, é só colocar uma camada de pão de forma e, sobre ela, uma camada de maionese e uma camada da mistura do peito de peru defumado. 

Montagem
Depois, é só ir repetindo o procedimento, até terminar com o último pão de forma

A fome falou mais alto que o capricho

Depois de colocar o último pão de forma, é a hora da maionese nas laterais, como se fosse uma cobertura de bolo. Mas só nas laterais, senão teremos problemas com a geleia de damasco, que vai por cima. Se colocar maionese e a geleia por cima, é uma loucura pra finalizar. Ou seja: sem maionese no topo da torta. 

A melhor geleia de damasco ever

Mais fome = mais pressa e menos capricho

Diz a lenda que para ficar muito bom, é legal enfeitar o prato com fios de ovos e a torta com salsinha e tomate em flor. Mas nunca fiz isso. Outra coisa é que a torta deve ser servida gelada, mas a gente sempre burla essa regra. Gelada ela é mais gostosa mesmo mas...