quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Livro: Problemas? Oba!

Olha, não sou muito fã de livros de auto-ajuda ou de auto-ajuda adminstrativa. Torço o nariz mesmo. Esse "Problemas? Oba! - A revolução para você vencer no mundo dos negócios", do Roberto Shinyashiki, não mudou em nada a minha opinião. O livro me foi indicado, e fiquei um tempão com ele por perto, até ter coragem de começar a ler. E, ao começar, fui lendo bem devagarzinho, com bastante preguiça, mas com aquela obrigação de devolver o livro à sua dona.

O autor desenvolve uma teoria que é, de certo modo, interessante. Segundo ele, para ter sucesso no mundo dos negócios hoje, é preciso resolver problemas. De qualquer tipo. Em geral, as pessoas fogem do problema e o Shinyashiki acredita que é necessário sorrir ao perceber um problema, dizer "oba!" e partir com alegria para resolvê-lo.

O fomato do livro é engraçado. É em primeira pessoa, o Roberto Shinyashiki é o "personagem" principal. Ele conta suas conversas com um "amigo" que está brigando com o mundo porque foi demitido e não consegue mais um trabalho, justamente porque não está preparado para resolver... problemas.

E o problema do livro é que as "conversas" entre Shinyashiki e seu amigo são tão irreais, tão artificiais, que nem a pretensa "realidade" do livro passa verdade. É massante, chato, tedioso, uma leitura que não termina. Enfim, valeu a intenção de quem me passou o livro.