sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Livro: As Brumas de Avalon - Vol.3 - O Gamo-rei

Eu já falei que a Guinevere (Gwenhwyfar) é uma chata insuportável, né? No segundo livro da série, ela já dava esses sinais. No terceido, ela exacerba. Além de chata insuportável, se mostra desprovida de inteligência e extremamente irritante. Por causa de sua personalidade estranha, ela entra em conflito com Meleagrant, que alega ser seu meio-irmão. Qualquer pessoa normal fugiria de uma pessoa que a ameaçou, não é? Guinevere não. Ela resolve ir ao encontro do irmão acompanhada de um camareiro e de um companheiro idoso de Artur. Burra, burra, burra!

Enquanto isso, Artur está deixando cada vez mais seu vínculo com Avalon. Além do vínculo familiar, ele carrega Excalibur, a espada druida. E Viviane, a Senhora do Lago, planeja solicitar ao rei que ele cumpra o juramento que fez a ela e ao povo de Avalon. A Bretanha, que está se tornando cada vez mais cristã, começa a rejeitar a Senhora do Lago e isso, com certeza, não acaba bem. O encontro de Viviane e Artur leva a derramamento de sangue e ao rompimento entre Morgana e Kevin, o Merlin da Bretanha.

Outro assunto em pauta é a infertilidade da rainha. Mesmo com Lancelote, seu amante, Guinevere não consegue engravidar. O reino da Bretanha segue sem um herdeiro. O romance escandaloso entre Guinevere e Lancelote faz com que Morgana interfira e afaste o cavaleiro da corte, em um casamento com Elaine, prima da rainha. E Artur descobre que tem um filho, de quando celebrou o Grande Casamento. Essa descoberta faz com que Guinevere interfira no destino do marido e de Morgana, fazendo com que ela se case com um rei idoso, aliado de Artur. Isso, que a princípio é ruim para a sacerdotisa, acaba fazendo com que ela volte a se sentir filha de Avalon.

Ainda continuo achando a série cansativa e arrastada, ideal para ser lida na adolescência. Mas fico com muita vontade de saber como tudo termina. Ainda bem que falta só um livro. E se a Guinevere for mais irritante no quarto livro do que nos anteriores, putz...