quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coisa de criança


1 - Animal, vegetal ou mineral?
Um dia, irmãos reunidos no quarto jogando Stop (nome, cidade/estado/país, cigarro, fruta etc). Sai a letra E. Pessoinha presente (que vai me matar se eu disser quem é) pára o jogo pra perguntar, solenemente:
- Empada é animal?

2 - Chama o vovô!
Eu pequenininha, no colo da Tia Ylza, olho o céu à noite. Pela primeira vez - eu acho - via uma lua que não estava cheia.
- Aya, a lua tá quebrada. Chama o vovô pra consertar!

3 - Construções
Castigo geral. Todo mundo sem televisão e video-game, sem poder ir pro play ou pra casa dos vizinhos. Vinha mais uma tarde de ócio profundo. Desses dias - como eram constantes... - nasceram três exímios construtores de castelos de cartas de baralho. Mas tem tempo que não fazem mais.

4 - Papai do Céu
Vovó viajou. Laura e eu à noite, na frente do presépio, fazendo as orações constumeiras. De repente, Laura começa uma reza nova.
- Deus, cuida bem da vovó. Não deixe ela tropeçar e cair. E nem que caia nada na cabeça dela.

5 - Fala que eu tô escutando!
Meu primo perto da mãe e de uma tia. Só escutando:
- Nossa, menina, a Fulana tá cada pé de galinha!
Dias depois, Fulana aparece pra uma visita. Primo grita:
- Mãe, você falou mentira! Ela não tem pé de galinha, é pé de gente mesmo!


Ah, essa inocência....