quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Filme: Os famosos e os duendes da morte

2009 (mais informações aqui)
Direção: Esmir Filho
Roteiro: Esmir Filho, Ismael Caneppele
Elenco: Áurea Baptista, Ismael Caneppele, Henrique Larré

Os conflitos de um adolescente de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul são o ponto de partida deste filme, que tem uma temática universal: os ritos de passagem para a vida adulta.

Ao contrário dos principais filmes com temática adolescente. este é frio, escuro, sombrio. Não há festas enormes, bebedeiras, sexo e irresponsabilidades. Há um garoto sem nome que vê o mundo pela tela do computador e anseia sair da cidade. Há uma ponte de ferro, onde acontecem coisas trágicas. Há falta de diálogo em família, há saudade de uma vida que não existiu, há um fundo de esperança.

O desassosego do processo de amadurecimento é personagem primordial no longa. O garoto, interpretado por Henrique Larré, tem fixação pelas fotos e vídeos de uma garota e pelas músicas de Bob Dylan. A narrativa não linear cria um ar de mistério: quem é a garota? De onde vem essa fixação? Por que o amigo do garoto não suporta um certo homem da cidade? O que liga todos esses personagens? Por que a morte e o suicídio rondam a idade em que viramos adultos? Os conflitos de um adolescente no interior do país são diferentes de um outro garoto em uma grande cidade?

"Os famosos e os duendes da morte" é um filme de grandes questões, grandes silêncios e que necessita muito da participação do espectador. É uma obra aberta a muitas interpretações e essa pluralidade de vozes possíveis no silêncio faz com que tudo fique maior e mais impactante. Um filme que realmente toca nas questões da passagem para a vida adulta.

O diretor Emir Filho é mais conhecido pelo vídeo "Tapa na Pantera", que fez sucesso no Youtube. Aqui, faz um belo trabalho de direção, mostrando que é um nome realmente importante no cinema brasileiro. Ismael Caneppele, autor do livro homônimo em que o filme é baseado, é apontado como uma das promessas da nova geração de autores brasileiros.