quarta-feira, 31 de agosto de 2011

30 livros

Vi aqui um meme 30 dias sobre livros. Deixemos os 30 dias de lado, né?

Dia 01: Meu livro mais favorito do mundo de todos os tempos: Era "O retrato de Dorian Grey". Foi por muito tempo. Hoje, não sei mais. "Grande sertão: veredas" também é um dos favoritos. Mas, na verdade, tenho um favorito para cada momento.

Dia 02:  Um livro do qual não gosto:
Difícil eu não gostar de um. Em geral, eu brigo muito com os livros do Umberto Eco, fico com raiva, mas adoro.

Dia 03: Livro favorito quando criança:
"Aventuras de Xisto" e "Viagem ao céu"

Dia 04: Primeiro livro que te fez chorar.
O primeiro eu não lembro. Um que me fez chorar demais foi "A marca de uma lágrima"

Dia 05: Um livro que te faz rir.
Livro de infância também: "Aventuras de desventuras de Zé Teixeira"

Dia 06: - Um livro de sua autora favorita.
Agatha Christie. Praticamente todos. Mas gosto mais de "O assassinato de Rocher Ackroyd", "E não sobrou nenhum" e "Assassinato no Expresso Oriente". Clichê, eu sei, mas é verdade.

Dia 07: Um livro que você detestou mas leu pra escola.
Foi um trauma. "O sobradinho dos pardais" e "A volta dos pardais do sobradinho". O horror, o horror.

Dia 08: Livro mais assustador que você já leu.
"O assassinato de Rocher Ackroyd" me assustou um tantão, pelo final inusitado. Poe também assusta. E "O colecionador de ossos", pela crueldade do assassino.

Dia 09: O mais triste...
"Jane Eyre". Li uma adaptação quando era mais nova, estou relendo o texto integral. Tadinha da Jane, como ela sofre...

Dia 10: Clássico favorito.
"O retrato de Dorian Grey", claro. Tem "O vermelho e o negro" também

Dia 11: Seu primeiro livro sobre animais.
Hummm... vale todos do Monteiro Lobato?

Dia 12: Ficção científica favorita.
Não sou muito chegada, não tenho favorito. Porém, gosto muito de "Admirável mundo novo"

Dia 13: Um que te lembre de algo ou uma época:
"Vastas emoções e pensamentos imperfeitos" me lembra muita coisa boa, muita gente bacana.

Dia 14: Um que te lembre de alguém:
"O menino no espelho" me lembra uma amiga da escola que me emprestou o livro e, como viu que eu gostei, acabou me dando o exemplar dela.

Dia 15: Livro favorito sobre estações, datas comemorativas e feriados
: Não tenho

Dia 16: Livro favorito que se tornou filme:
"E o vento levou", que virou um filme lindo; "Pergunte ao pó", que virou um filme horroroso

Dia 17: Um livro que é um prazer culposo
: Qualquer um a Agatha Christie é um prazer culposo, porque fura a fila dos livros a serem lidos

Dia 18: Um livro que ninguém acha que você gostou:
Acho que não tem resposta pra isso também não.

Dia 19: Livro favorito de não-ficção:
Os livro-reportagem são meus favoritos. O primeiro que li foi "Meninas da noite".

Dia 20: Último livro que você leu
: "A mina de ouro", da Agatha Christie

Dia 21: Melhor livro que você leu este ano:
"Os homens que não amavam as mulheres" é fantástico. Tô enrolando pra ler a continuação porque sei que quando pegar, não vou conseguir parar

Dia 22: Livro preferido que você leu pra escola
: "Brim azul, a história de uma calça" e todos dos Karas, a começar por "A droga da obediência"

Dia 23: Livro que você leu mais vezes:
"As aventuras de Xisto", com certeza.

Dia 24: Série de livros favorita
: A série sobre a Ditadura, do Elio Gaspari

Dia 25: Um livro que você detestava e agora ama:
"Baudolino", do Umberto Eco. Os livros dele me deixam nervosa, mas sempre termino amando

Dia 26: Um livro que te faz cair no sono:
Qualquer um do José de Alencar. Apesar de que eu gosto muito dos livros dele

Dia 27: História de amor favorita:
"Orgulho e preconceito", que é muito bacana. Sempre que releio eu caio de amores por Mr. Darcy

Dia 28: Um livro que você cita de cor:
De cor??? Difícil.

Dia 29: Um livro que leram pra você:
Não me lembro. Desde que me entendo por gente, eu mesma leio meus livros, aprendi a ler muito cedo e tomei os livros pra mim

Dia 30: Um livro que você ainda não leu e quer ler
: O nome dessa coisa é "Ulisses". Sempre começo a ler e nunca termino. Mas quero, muito terminar. Um dia...