quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo de Coca-cola

Já fazia um tempão que a vontade de comer bolo de Coca-cola andava me rondando. Mas a preguiça de ir pra cozinha era mais forte. Cozinha não é meu forte, sempre desanimo. Mas aí a Tatá veio com a história de que tinha um pacote de granulado na casa dela, e que não tinha o que fazer com ele. Dei a ideia do bolo de Coca-cola, pra juntar isso com a minha vontade de comer. E como amanhã temos uma reunião pela manhã...

Vamos aos ingredientes:
5 ovos
2 copos americanos de açúcar
2 copos americanos de farinha de trigo
1 copo americano de Coca-cola
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Alguns dos ingredientes do bolo e da cobertura

Ovos e farinha.

Leo, como sempre, inspirado com os ângulos das fotos, tudo sem flash. Ele me ajudou um tantinho com o primeiro passo, que é bater as cinco claras em neve. Haja braço!


Depois das claras em neve, é pra acrescentar, sempre batendo, as cinco gemas. Quando estiver homogêneo, acrescentar os dois copos de açúcar. Como estamos tentando nos livrar do açúcar mentira, colocamos um copo e meio.

Olha a estreia do meu fouet!

Na sequência, entra a Coca-cola, com um copo americano.

A lata é meramente ilustrativa. A medida certa é um copo

Aí, vem os dois copos de farinha de trigo e a colher (sopa) de fermento em pó. O fouet ajuda bastante a que tudo fique homogêneo e incorporado, no jeito pra ir ao forno, em tabuleiro untado e enfarinhado. Vale lembrar que eu não tenho noção nenhuma de espaço. Ia usar o tabuleiro pequeno e o Leo foi quem notou que não ia caber. Não sei qual a quantidade de cada um dos tabuleiros que usamos...

Pronto pro forno

Enquanto o bolo ia ao forno (25 minutos em fogo alto - também são sei quantos graus), fiz a cobertura, que é super simples.

Ingredientes da cobertura


É só misturar uma lata de leite condensado a um vidro de leite de côco e um pacote médio de granulado. O pacote da Tatá foi imenso... dá pra duas receitas de bolo (#PensamentosDeGordinho). Quando o bolo estiver pronto, é só furá-lo, de leve, com um garfo e despejar a cobertura. Importante fazer isso logo que o bolo sair do forno, ainda quente. O líquido vai ser absorvido pelo bolo e o granulado fica por cima, bem molhado.

Quase pronto

Depois, é só esperar ele esfriar e cortar em quadrados médios. Amanhã o pessoal do trabalho vai experimentar, vamos ver o resultado.