quarta-feira, 18 de maio de 2011

Filme: Sleepers - A vingança adormecida

Sleepers - 1996 (mais informações aqui)
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Lorenzo Carcaterra, Barry Levinson
Elenco:Robert De Niro, Kevin Bacon, Brad Pitt, Dustin Hoffman, Jason Patric, Minnie Driver

O filme é uma adaptação do livro de Lorenzo Carcaterra, interpretado por Jason Patric, que conta a história de quatro garotos e de como uma travessura mudou suas vidas. John, Tomy, Michael e Lorenzo "Shakes" são adolescentes no Hell's Kitchen, em Manhattan, Nova Iorque, onde convivem com a pobreza, a violência doméstica, a máfia e a falta de perspectivas. Como todas as crianças/adolescentes, as travessuras são constantes. Numa delas, o grupo decide roubar uma carrocinha de cachorro quente e, na fuga, acabamachucando gravemente uma pessoa. Os quatro são condenados a ficar um ano em um reformatório. E é aí que o inferno começa.

Robert De Niro é o padre amigo dos garotos, que tenta aconselhá-los e dar apoio durante o tempo do reformatório. Mas nem ao padre eles contam os dias de terror por que passam lá. Violência física, psicológica e sexual, comandada pelo guarda Nokes, de Kevin Bacon, que está odioso no papel, com um olhar que é, ao mesmo tempo, de desprezo e de diversão. O reformatório é o contrario da vizinhança: escuro, úmido, cheio de sombras, pobre de cores. A Cozinha do Inferno é o paraíso perto da dor e da humilhação do reformatório.

Desde o primeiro momento, os quatro amigos decidem que nada será falado sobre as sombras do reformatório. E eles só voltam ao assunto 13  anos depois, quando já não são tão amigos assim e as consequências daquele ano pulam à frente deles.

Com os personagens já adultos, entramos na fase em que o espectador é convidado a lavar a alma, junto com os garotos, Condes de Monte Cristo modernos. Para isso, é preciso contar com o padre Bobby e, finalmente, contar a ele a rotina de abusos. A cena em que Jason Patrick conta tem a câmera fixa no rosto de De Niro. Não ouvimos a narração, mas não é preciso. Só a expressividade de De Niro basta.