sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma década

Dá pra imaginar o que são dez anos?

Há dez anos e meio a apreensão tomava conta de mim. Era o último período da faculdade e um mundo bem estranho estava se aproximando. Na época eu fazia dois estágios, um remunerado e um voluntário. Tinha poucas aulas porque já estava na fase final do TCC, com meu grupo de trabalho. E tinha o tão temido mercado de trabalho pela frente. Pra terminar o TCC, abri mão do estágio remunerado, que era muito bom mas que não me daria um emprego no futuro e comecei a garimpar outras possibilidades. Uma delas era  mudar de cidade e começar outra faculdade. Outra era juntar grana pra viajar pro exterior. A outra era encarar de frente o mundo lá fora. E esse mundo dava medo...

O desemprego era o medo mais evidente. O outro era de não ter aprendido nada nos quatro anos de faculdade e precisar voltar lá pro primeiro período. Lembro direitinho da tensão que sentia ao pensar no que poderia oferecer a um possível contratante e chegar à conlcusão de que não tinha nada-nada-nada que prestasse.

E foi em meio a isso que, em 30 de novembro de 2000, entrei no auditório da PUC Minas pra colar grau como Bacharel em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo. Junto com pessoas com quem dividi quatro anos de expectativas, medos, entregas, trabalhos, correrias, solidariedade, brigas, dores, indiferença e tantas outras coisas. Com algumas delas, houve um relacionamento mais intenso, mais especial. Simone, Renata, Andréa, Leo W., Will, Caio, Fernanda são pessoas por quem tenho um carinho enorme.

E agora, dez anos e meio depois, lá vamos nós juntar não só os que colaram grau naquele dia, mas todos que passaram por aquela turma e que conseguimos "resgatar".

Todo mundo magrinho  e feliz pro convite de formatura

Olhar essa foto me dá saudade. Eu era feliz mais magra. Mas, meu Deus, que cabelo é esse??? Durante meu baile de formatura eu ganhei, de presente, meu primeiro emprego. Comecei três dias depois a aprender o que era, de verdade, o mercado de trabalho.

Dez anos podem demorar muito, se você tiver que esperá-los passar. Mas, quando eu olho pra trás, vejo que parece que foi ontem que fomos todos juntos pros jardins da PUC (que são lindo, por sinal) pra fazer aquela foto ali de cima, que fez parte do nosso convite de formatura.

Na próxima semana, tem mais uma década vencendo na minha vida. Mas isso é assunto pra outro post.