domingo, 16 de janeiro de 2011

Livro: Sócios no crime


Agatha Christie tem algumas características bem interessantes. Uma delas é a variedade de personagens detetives nos romances. Sócios no crime é o segundo livro em que aparece o divertido casal Tommy e Tuppence Beresford - o primeiro é O inimigo secreto.

O livro se passa seis anos após a primeira aventura. Já casados, Tommy e Tuppence resolvem voltar aos dias de aventura e investigações criminais. O chefe de Tommy oferece a ele uma agência de detetives e, sob o disfarce de Sr. Blunt e Srta. Robinson, o casal inicia suas aventuras.

O melhor do livro é o bom humor do casal, que discute o relacionamento e o trabalho sempre com tiradas bem divertidas e buscando, a cada caso a ser trabalhado, inspiração nos detetives ingleses clássicos, dentre eles Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conam Doyle, e Hercule Poirot, o personagem principal da própria Agatha Christie. Cada caso é tratado isoladamente, com ligações bem sutis entre um trabalho e outro.

O casal aparece ainda em três livros: M ou N?, Um presente funesto e Portal do destino. O interessante é que eles envelhecem de um livro para o outro, ao contrário dos outros personagens recorrentes nos livros.

Enfim, diversão rápida e garantida.