quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amigo oculto, o DDA e o TOC

A Bel volta e meia fala do DDA, o Distúrbio do Déficit de Atenção. Durante o nosso amigo oculto (aqui e aqui), nas mensagens que trocamos, ela revelou que esqueceu de colocar remetente no presente que enviou. A Patrícia Daltro também fez uma pequena confusão com o livro que enviou. Eu, que sou confusa por natureza, não poderia ficar de fora. Agora é minha vez de contar a história do meu presente.

Eu tirei a Jullyane, do Vermelhas Unhas. Logo de início ela me enviou uma mensagem dizendo que, para facilitar a minha vida, tinha uma lista de livros desejados no Skoob. A esperta aqui foi logo correndo pra lá. Anotei todos os livros da lista de desejos dela e coloquei na agenda, pra comprar. A curiosidade, que matou um gato, me fez visitar a página dela e ver outros livros. No auge da minha viagem, achei um lá e pensei que era muito bacana. Anotei na minha listinha e fui cuidar da vida.

Calhou de estar em BH na semana em que comprei o presente. Comecei com alguns esmaltes vermelhos e um removedor Oceane. Daí, fui pra livraria. Foi quando eu percebi que tinha esquecido a agenda em casa. Mas não tem problema, pensei. Eu lembro do nome do último livro que anotei. Procurei nas prateleiras e não encontrei. Chamei uma vendedora e ela achou o livro lá no estoque, o último. Toda feliz, fui embora satisfeita.

Daí, uma pulga começou a pular na minha orelha. Eu sou a mãe da insegurança e resolvi olhar de novo a lista de desejos da Ju no Skoob. Primeiro sinal de alerta: o livro que eu comprei não estava lá. Procurei na outra lista e eis que acho ele lá, nos livros que ela tinha lido, e não nos desejados. Pânico inicial: comprei o livro errado! Suspiro profundo: eu ainda não tinha enviado o presente. Dava tempo de comprar outro. E lá fui eu de lista na mão procurar outro livro, dessa vez mais insegura ainda. Comprei Dexter no Escuro, que estava na lista e foi conferido por mim exaustivamente.

Exerci a minha porção DDA na escolha do livro, quando não prestei atenção à lista correta da Ju, e a minha versão TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), na verificação do livro no Skoob da Ju. Eu checava umas três vezes por dia se ela marcaria como "tenho".

O que fiz com o livro que comprei errado? Ainda nada. O Leo se apossou dele e só depois ele vem pra minha lista de leituras.

A biografia do Kurt Coubain