quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Outro amigo oculto

Um dos eventos mais legais do ano é o amigo oculto dos amigos do Leo. Primeiro porque o pessoal é muito bacana, nós nos divertimos demais juntos. Depois, porque já é tradicional e cheio de detalhes.

Quem saiu comigo foi a Robeta. Adorei o presente

Eu saí com a Fabi.

A Camila, de novo, saiu com o Leo


E o Leo deu essa camisa bacana pro Luiz

Como todo ano, teve a comemoração antecipada do aniversário do Luiz, que nasceu no Natal e só ganha um presente de amigo oculto, tadinho.

A Pat trouxe o bolo
E também teve Amigo Sacana, novidade deste ano.

O Luiz foi quem me tirou
E eu tirei a Roberta

Usamos, dessa vez, a regra do C.U.L.U.R, muito útil quando é muita gente reunida. C.U.L.U.R. significa Cada Um Leva Um Rango, e fez muito sucesso durante os jogos da Copa. Modéstia à parte, o meu rango foi bem aceito pela galera. Não tenho foto, porque fiz totalmente sozinha e na pressa. A receita vai abaixo:

Enroladinho de Tender Com Chutney de Abacaxi

(Receita da Ana Maria Braga)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Meia cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
- Meia colher (café) de pimenta vermelha picada
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- Meia colher (chá) de curry em pó
- suco de 1 limão grande
- Meio pimentão vermelho picado
- Meio pimentão verde picado
- 2 maçãs sem casca em cubinhos
- 1 abacaxi sem casca em cubinhos
- Meia xícara (chá) de uvas-passas brancas
- 3 quartos xícara (chá) de açúcar
- sal a gosto
- 1 tender bolinha (com +/- 1 kg) cortado em fatias finas
- 20 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

Numa panela em fogo baixo derreta 1 colher (sopa) de manteiga e doure a cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, a pimenta vermelha picada e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Acrescente o curry em pó e suco de 1 limão grande. Junte o pimentão vermelho picado, o pimentão verde picado, as maçãs sem casca em cubinhos, 1 abacaxi sem casca em cubinhos, uvas-passas brancas e açúcar. Misture muito bem e continue cozinhando com a panela tampada (em fogo baixo) por uns 25 minutos, até que todo o líquido tenha evaporado. Retire do fogo e deixe esfriar.
Faça a montagem da seguinte forma: Pegue cada fatia de tender, coloque um pouco de chutney de abacaxi no centro e enrole como um canudinho. Faça isso com todas as fatias do tender e vá transferindo os canudinhos para uma fôrma de bolo inglês forrada com papel alumínio, preenchendo toda a fôrma. Quando terminar o último canudinho, coloque 20 g de manteiga cortada em cubinhos por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos. Desenforme no prato de serviço e sirva quente ou frio.

A diferença é que eu não coloquei pimentão nem a pimenta vermelha e não fiz o enroladinho. Eu rasguei as fatias do tender e fiz camadas no tabuleiro, começando e terminando com a carne, e com a manteiga por cima. Super fácil de fazer.