terça-feira, 23 de novembro de 2010

De colher

Só pra confirmar o que a Jady disse no comentário do post abaixo, lá vou eu falar de comida outra vez.

A Flavinha, minha cunhada favorita (desculpe, Maria Emília, gosto muitíssimo de você, mas convivo bem mais com a Flávia) veio passar uma semana comigo aqui em OP. E uma das coisas que me pediu foi que fizéssemos o brigadeiro de Ovomaltine que fiz uma vez lá na casa dela.

A receita eu descobri no blog da Bel, que pegou no da Tâmara. Como Flavinha e eu somos as maníacas do brigadeiro, dobrei a receita. No meio do caminho, eu lembrei que não tinha mais os potinhos para colocar o brigadeiro no ponto de colher. Apelei pras forminhas de petit gateau. As porções ficaram enormes, mas no ponto para as maníacas do brigadeiro.

Receita da Tâmara:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
4 colheres de sopa de Ovomaltine
2 colheres de manteiga sem sal
Ovomaltine para confeitar

Eu usei o Ovomaltine de chocolate pra fazer o brigadeiro e a versão em flocos para confeitar. Primeiro, é preciso misturar os ingredientes na panela pra só depois levar ao fogo, baixo, mexendo sempre.

Panela no fogo, quase pegando o ponto

O ponto começa a se formar quando a massa começa a desprender do fundo da panela. Como eu queria brigadeiro de colher, deixei bem molinho. Há anos eu não faço brigadeiro de enrolar, acho que nem sei mais como tira o ponto mais alto. Aí, foi só colocar nas forminhas (o ideal é usar as forminhas pequenininhas, pra render bem), esperar esfriar e polvilhar o ovomaltine por cima.

Nas forminhas erradas de petit gateau

Polvilhando Ovomaltine por cima do brigadeiro


Ah, e comer, porque é maravilhoso. Com a garantia das maníacas do brigadeiro!