domingo, 31 de outubro de 2010

Receita de domingo

Diz a lenda que quem comer nhoque nos dias 29 terá fortuna. No blog da Cris Leite tem a lenda e também uma receita de nhoque. Esse prato é meio tradicional na família. A questão é que, em geral, os nhoques feitos por aí são muito pesados. O único que eu gosto de comer é o da vovó, que tem a massa é levinha. E hoje deu bicho carpinteiro em mim e no Leo: nós resolvemos fazer o nhoque da vovó, com a consultoria dela, porque o trem é complexo.

A receita leva:
- 1 kg de batatas médias
- 1/2 colher de manteiga
- 2 ovos
- 150g de farinha de trigo
- sal a gosto.

Para o molho, usamos;
- 1 lata de tarantela
- alho amassado
- 1/4 de caldo de carne
- 1 caixinha de creme de leite

Pra começar, é preciso descascar as batatas e cozinhá-las.

Batatas descascadas e cortadas

Já cozidas

Depois das batatas cozidas, é preciso espremê-las, para fazer tipo um purê. É preciso misturar bem a batata, de modo que o creme fique homogêneo.

Batatas no espremedor

Creme de batatas pronto
As batatas precisam esfriar bem. Se não, a massa desmancha e fica impossível cozinhar. Nós colocamos por 15 minutos na geladeira.

Enquanto isso, Leo fez o molho. Ele refogou alho no azeite extravirgem e acrescentou uma lata de tarantela e 1/4 de caldo de carne em cubo. Com o molho fervendo, desligou o fogo e juntou uma caixinha de creme de leite.


O molho do Leo

Também paralelamente, já colocamos a água com sal para ferver. Aproximadamente três litros de água com uma colher de sopa de sal grosso.

Com as batatas já frias, fizemos o restante da massa. Acrescentamos a 1/2 colher de manteiga, os dois ovos, as 150g de farinha de trigo (uma e 1/4 de xícara de chá) e uma pitada de sal. A massa fica bem molinha. O jeito vovó de fazer é enrolar a massa como cobrinhas e cortas os pedaços.


A massa em "cobrinhas"

O corte em pedaços
Os pedacinhos da massa devem ser colocados na água fervente. Segundo a consultora pra assuntos culinários, vovó, a água precisa estar fervendo "mesmo", saiba lá o que isso signifique...

Os pedacinhos que estão prontos sobem e devem ser retirados com uma escumadeira.


Retire os pedaços que subirem com uma escumadeira

A montagem
A montagem é assim: uma camada de massa, uma camada de molho e uma camada de queijo parmesão ralado fino. Essa receita deu três camadas em um pirex médio.

O nhoque da vovó prontinho

Sem falsa modéstia, ficou ótimo.

Tempo de preparo: perdi a conta. Foi muito tempo e deu muito trabalho, apesar de ser bem fácil de fazer.
Calorias: o suficiente para quem comer sair em disparada pra academia mais próxima.

E, por último, a "ajudante" de sempre:

Cuca, rondando o fogão