quarta-feira, 7 de julho de 2010

Meme - Dia 02 – Seu filme preferido

Revisitar as minhas memórias está sendo muito legal. Mesmo tendo um filme favorito que tanta gente odeia.

Quem me conhece sabe que eu adoro música. E adoro musicais, ópera, ópera rock, trilhas sonoras. Meu filme favorito é um musical. Mais ainda, é um musical da época de ouro dos musicais, super bem produzido e... meio infantil. Desses que só passam na TV aberta nas madrugadas.

Eu tinha mais ou menos sete anos quando vi o filme pela primeira vez. Ele passou bem tarde na TV e minha mãe gravou no videocassete e colocou para vermos na manhã seguinte. Foi paixão à primeira vista. Eu vi A Noviça Rebelde vezes sem conta. Até hoje eu seu TODOS os diálogos de cor. Em várias situações do meu dia as frases do filme se encaixam. E eu fico rindo por dentro a cada situação em que as falas do Max, do Capitão, da Maria e dos filhos se encaixam.

A fita cassete já estava até velhinha. Um dia, alguém da minha família, meio maluco pelo São Paulo Futebol Clube, resolveu gravar um jogo do time. E onde essa pessoa resolveu gravar? Na fita do meu filme. Destruiu o único acesso permanente que eu tinha ao filme. E me fez desenvolver um asco perene contra o time.

Anos depois, quando começaram a aparecer os DVDs de filmes antigos, eu animei. O DVD da Noviça foi o primeiro que comprei na vida. Inaugurou a minha pequena videoteca.

Ah, claro que tenho a trilha sonora do filme, sei todas as músicas em português e em inglês, aprendi a tocar a maior parte delas e volta e meia são elas que me embalam durante viagens.

A única crítica que faço ao filme é a tradução do título. Vamos combinar que The sound of music é muito melhor e a noviça em questão não é nada rebelde. Traduções de títulos de filmes são, realmente, um capítulo à parte. Um dia eu falo mais disso.