segunda-feira, 13 de julho de 2009

Saudosismo

E então um dia eu achei no Youtube uma série de aberturas de novelas da época em que as aberturas contavam uma história. Foi bacana demais ver que mesmo sem grandes pirotecnias as aberturas eram bacanérrimas. Veja:

Que rei sou eu? - Eu tinha 10 anos quando passou. Foi uma delícia de ver. O texto era bacana, uma crítica muito legal sobre o Brasil. O figurino era lindo e a trilha sonora marcou minha pré-adolescência. A abertura mostrava lutas desde a pré-história.

Vamp - Outra novela que marcou época. Fez um tremendo sucesso com a garotada, por conta da história de vampiros. Ótimos atores e um texto que, se hoje deve ser meio ridículo, na época era um arraso. Inesquecível foi Rita Lee fazendo a vampira roqueira Lita Ree. A abertura misturava a história de Drácula de Bram Stoker e Thriller, do MJ.

Top Model - Mais uma novela que fez sucesso com a garotada. Eu tinha fitas cassete (ainda bem que elas não existem mais) da trilha sonora nacional e internacional. Elas praticamente furaram de tando que eu escutei. Essa abertura não tem uma história, mas é uma daquelas em que a tecnologia começou a despontar.

Ti-ti-ti - Nem me lembro da novela, mas a abertura tem uma música divertida e me lembrava as costuras da minha avó. Na época ela inda desenhava, cortava tecidos, costurava. deu saudade ver de novo.

A Gata Comeu - Além de ter um nome bem original, a novela era ótima. Todo mundo perdido numa ilha nos primeiros capítulos, uma pessoa com amnésia, outro que se fazia de cego, o Cláudio Correa e Castro como Gugu... A abertura conta a história de uma gata "perseguindo" um homem. Uma animação bem cara da década de 80.

Brega & Chique - Não lembro muito da novela, só que eram duas mulheres "casadas" com o mesmo homem. Ele morria e deixava a rica na miséria e a pobre com toda a herança. O melhor da abertura é a música do Ultraje a Rigor!, que eu adoro. Foi polêmica também a bundinha do modelo no final da abertura. Me lembro de uma vez que uma folhinha foi usada pra cobrir a dita bunda.

Bambolê - Essa novela me marcou muito. Eu estava na segunda série quando ela passou. E veio a febre dos bambolês. Nem lembro direito do enredo, só que fiquei no maior bode quando a novela acabou.

Tá bom por hoje, né?